A Avaliação da Composição Corporal e Antropometria consiste em uma avaliação de altura e peso, medidas de circunferências do tronco e membros, além de aferição de dobras cutâneas por adipômetro.
O cálculo da massa corpórea, ou seja, da quantidade estimada de gordura e de massa magra, é feito por três protocolos: Pollock - 07 dobras, Pollock - 03 dobras e Guedes - 05 dobras.
O objetivo desta avaliação é estabelecer parâmetros de evolução quanto a massa corpórea, provendo ao paciente e aos profissionais de saúde que o acompanham informações importantes para o planejamento terapêutico.
O aluno ou paciente, bem como endocrinologistas, nutricionistas, cardiologistas, educadores físicos ou profissionais de outras áreas da saúde, terão parâmetros para acompanhar e aferir evolução em relação a:
              Diminuição de tecido adiposo;
              Aumento de massa muscular;
              Emagrecimento geral;
              Perimetria;
              Relação Cintura/Quadril;
Eventualmente, durante a avaliação, alguma condição como desvio postural, mal alinhamento dos membros é detectada: nesse caso, essa alteração é documentada no relatório da avaliação e o aluno ou paciente é orientado e encaminhado para um profissional habilitado no seguimento da condição detectada.
 
Compartilhe: