O desafio do novo século...

Com os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida da população houve um aumento nos últimos anos da expectativa de vida com consequente exapansão na prevalência de doenças crônicas. Quem de nós não conhece alguém portador de obesidade, hipertensão arterial ou diabetes? O tratamento dessas doenças continua sendo um grande desafio para o médico, uma vez que as complicações decorrentes destas enfermidades são geralmente graves e incapacitantes. Sabemos que a chave para a resolução dessa problemática se encontra ainda na infância, sendo fundamental entender o modo como nosso ambiente e nossos hábitos interferem na saúde e no futuro de nossas crianças. É com essa linha que a equipe de Pediatria da ESMERA desenvolve seu trabalho, agindo desde cedo na vida dos pequenos, garantindo que cresçam e envelheçam com qualidade e saúde!

Observamos que no mundo atual a tecnologia tem proporcionado cada vez mais precocemente novas experiências à nossas crianças, gerando uma dificuldade muito grande dos pais em acompanhar e gerenciar esse processo. Em paralelo ocorre um rápido aumento nas taxas de obesidade infantil, consequente ao sedentarismo e erros alimentares da nova geração. Frente a este cenário é grande o desafio dos pais em criar e educar seus filhos com saúde. E para ajudá-los nessa difícil tarefa a ESMERA dispõe de uma equipe de Pediatria experiente e atualizada, com profissionais focados não só no tratamento das doenças eventuais da infância, mas também na elaboração de ações voltadas a prevenção das doenças crônicas, para que seus filhos se tornem adultos saudáveis e com bons hábitos.

Nossa atenção começa mesmo antes do nascimento, com a possibilidade de consultas pré-natais, onde os pais poderão receber orientações gerais sobre os cuidados que deverão ser dispensados ao recém-nascido e poderão sanar suas dúvidas e angústias a respeito da nova estrutura de seus lares com a vinda do novo morador. Após o parto é dado início ao seguimento de puericultura, onde são realizadas avaliações integrais do crescimento e desenvolvimento infantil, tendo como foco principal as orientações de medicina preventiva. Essas consultas permitem ao Pediatra identificar os fatores ambientais que podem estar interferindo negativamente no processo de desenvolvimento infantil, bem como diagnosticar doenças em seus estágio iniciais, onde a abordagem para solução costuma ser mais simples e eficaz.

Compreender o contexto ambiental e familiar na qual a criança está inserida é imprescidível para o desenvolvimento de uma boa estratégia de ação. Nossos profissionais atuam traçando junto com os familiares planos de tratamento individualizados, levando em conta as particularidades do lar e da dinâmica familiar, obtendo um máximo rendimento terapêutico e melhores resultados. Esses planos, por vezes, incluem uma reeducação familiar dos hábitos e costumes, gerando assim um ambiente saudável com benefícios a todos os habitantes do lar. Através dessa filosofia a ESMERA promove saúde na infância e reduz comorbidades na vida adulta!

Venha conhecer nossa equipe!
Compartilhe: