A Gastroenterologia estuda as doenças do aparelho digestivo. Trata-se de uma especialidade bastante abrangente, pois vários órgãos estão envolvidos, sendo frequente a procura deste profissional nos consultórios clínicos. São atribuições do gastroenterologista o diagnóstico e o tratamento adequado das doenças no esôfago, estômago, intestinos e pâncreas.

Existe uma subespecialidade dentro da Gastroenterologia, que estuda as doenças do fígado e das vias biliares; é a Hepatologia.

Na Gastroenterologia, as doenças mais comuns são dores abdominais, gastrites, refluxo gastroesofágico, alterações do hábito intestinal (diarreia ou constipação), pancreatites e tumores nestes órgãos. No âmbito da Hepatologia, as doenças mais envolvidas são as hepatites (virais, autoimunes, medicamentosas e outras), cirrose, esteatose hepática (gordura no fígado) e tumores.

Os exames mais requisitados por este profissional são: endoscopia digestiva alta e baixa, ultrassonografia e tomografia do abdome e exames gerais de sangue.

Em grande parte destas doenças, o tratamento é simples , com modificações dos hábitos, orientação nutricional e uso de alguns medicamentos. A melhora na qualidade de vida dos pacientes é substancial.
Compartilhe: