Hepatite C

04/10/2014 A hepatite C crônica é uma doença infecciosa viral em que o órgão do corpo humano mais envolvido é o fígado. Tem prevalência de 2 a 3% da população mundial, sendo a principal causa de transplante hepático no mundo.

As principais formas de transmissão são transfusão sanguínea, uso de drogas endovenosas ou inaladas, procedimentos hospitalares com material mal higienizado, uso compartilhado de instrumentos como cortadores de unhas, lâminas de barbear e alicates, confecção de tatuagens e introdução de piercings com material contaminado, além da transmissão para o recém-nascido no momento do parto. A via sexual raramente está relacionada.

A doença é silenciosa, sem muitas manifestações clínicas, e o diagnóstico é feito através da pesquisa do vírus no sangue. Se não for tratada, evolui com o passar dos anos para cirrose hepática e câncer de fígado, com aumento importante da morbidade e mortalidade.

A maioria dos pacientes tem indicação de tratamento e a doença TEM CURA, principalmente se ele for realizado nas fases iniciais da infecção. Informe-se!! Procure um Hepatologista para mais esclarecimentos!

 
Compartilhe:
Conteúdo Relacionado: hepatite c doença saúde